quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Somos professores ou não?

Como podemos reparar, o despacho sobre o qual se regem as AEC´s define o perfil dos PROFESSORES, nao dos animadores, não de técnicos superiores de 2ª classe...mas de PROFESSORES.
Aliás o concurso da Câmara Municipal de Viseu (CMV) abriu "inscrições para admissão de PROFESSORES", "para leccionar nas escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico".
Nós fomos aceites no concurso da CMV, logo somos PROFESSORES e quem lecciona são os formadores (duvido que nos queiram pagar isso à hora) ou os PROFESSORES.
Então somos ou não somos PROFESSORES?

20 comentários:

Anónimo disse...

leram o jornal "diario regional", vem lá a dizer que a camara já recebeu 318 mil euros há mais de um mês para pagar os professores das aecs e o dr. fernando ruas tem a infliz ideia de dizer na passada segunda feira que estava triste por nós ainda nao termos recebido, alegando que a entidade nao tinha pago... llooll isto é só rir,

dr. fernando ruas se me leres responde
QUAL ENTIDADE PAGADORA??
SABES QUANTO NOS VÃO PAGAR POR HORA??
CONCORDAS QUE A NÓS PROFESSORES SEJA PAGO O MESMO POR HORA QUE UMA MULHER A DIAS???
JÁ PAGASTE AS TUAS DESPESAS MENSAIS???
RECEBESTE A TEMPO E HORAS??
ANDAS A GOZAR COM QUEM???

Anónimo disse...

VAIS TER O MEU VOTO GARANTIDO, VAIS VAIS...

Anónimo disse...

eu pensava que era professor mas afinal enganei-me, não passo de um tecnico que trabalha umas horitas por semana, com muito trabalho para fazer em casa...

Anónimo disse...

Está muito mal não termos sido pagos atempadamente, mas estamos a deixar de lado um pormenor muito importante também... AINDA NÃO FAZEMOS A MINIMA IDEIA DAS CONDIÇÕES DO NOSSO CONTRATO.
isto é um assunto que não interfere em nada com a entidade pagadora, e na minha opinião deviamo-nos unir TODOS e falar com alguém que nos possa elucidar acerca das nossas condições de trabalho.
No fundo o erro foi nosso porque aceitamos trabalhar sem saber nenhum pormenor.
O aviso de abertura suscita duvidas, pois diz que seremos pagos como técnico superior de 2ª classe, "salvo se outra remuneração for recomendada pelo Ministério de Educação"

http://min-edu.pt/np3content/?newsId=2098fileName=despcho_14460_2008.pdf

"O valor mínimo das remunerações dos professores afectos às
actividades de enriquecimento curricular em horário completo não
pode ser inferior ao do índice 126 da carreira dos educadores e dos
professores dos ensinos básico e secundário, quando possuem habilitação
igual à licenciatura e ao índice 89 nos restantes casos, devendo
para os casos de horários incompletos ser calculado um valor por hora
lectiva (tempo lectivo de quarenta e cinco minutos) proporcional aos
indicies referidos."

Anónimo disse...

http://min-edu.pt/np3content/?newsId=2098&fileName=despcho_14460_2008.pdf

Anónimo disse...

Caros colegas,

Infelizmente têm-se ouvido muita coisa sobre as AEC mas nada se tem feito. Normalmente é muito mais fácil falar do que actuar!

Somos um grupo de professores de diferentes áreas, inseridos no mesmo projecto. Trabalhamos com o mesmo objectivo e profissionalidade (alguns!). Como tal, o ideal era marcar uma reunião geral, com todos os professores. Chega de andar a falar, a criar grupos, etc. Somos um todo! A união de 170 é maior do que a de 30 ou 80.

Passem palavra: Reunião Geral de Professores das AEC, sábado dia 15 de Novembro, pelas 15 horas no IPJ (fontelo). Vamos ver quem tem a coragem de dar a cara, e tornar públicas as suas reenvindicações!De deixar de falar e começar a actuar! Isso é para os politicos!

A vontade faz a Força!

Anónimo disse...

Concordo com essa reunião, mas nao deve ser num fim de semana. Há muitos professores que não estao ca!! Eu sou exemplo disso. Era mais facil marcar essa reuniao para um dia da semana na hora de almoço. O que dizem?

Anónimo disse...

um forum também pode ser util

ainda está vazio, contribuam

http://aecs-viseu.ativo-forum.com/forum.htm

Anónimo disse...

Marcar uma data para se realizar uma reunião é muito complicado. Quer quer vai, quem acha que é importante estar presente, está!

Vale a pena fazer algum sacrificio em nosso beneficio e no de todos?!?! Acho que sim...

Eu vou lá estar!

Anónimo disse...

Que fixe! Boa ideia. Uma reunião com todos. É fabuloso. A nossa voz vai-se fazer ouvir, quantos mais melhor. Podemos partilhar os nossos problemas e dúvidas. Contém comigo!

Anónimo disse...

Tudo se alcança com esforço, trabalho e dedicação.Uma reunião geral onde se faça ouvir a voz "única" de 170 professores será definitivamente uma mais-valia para todos nós enquanto pessoas e profissionais que somos, dignos de um mérito que até agora ainda não foi reconhecido. Eu também vou lá estar!

Anónimo disse...

entao e os professores (ou técnicos) de Act Fisica e Desportiva? Nao têm o direito de ir à reuniao? Nós temos trabalho ao fim de semana, pelo menos os mais sortudos.....Marquem a reuniao para o 12h ou 12:30h num dia de semana. Estou convencido de que todos podem ir à hora de almoço!! Se querem ouvir 170 vozes têm de marcar para outro dia que nao seja ao fim de semana!!!

Anónimo disse...

Colega, quando falamos na reunião dos professores das AEC, é obvio que estamos a falar de todos! e se se começar a alterar datas... vai haver sempre alguém que não pode! Por isso... só vai quem está interessado e acha que vale a pena lutar! Passem palavra por favor!

Anónimo disse...

aproveito aqui para perguntar se o colega ou a colega que está a promover a reunião tem uma comissão de professores e estarão já preparados os pontos de discussão??

pois se é para chegarmos lá todos assim conforme estamos é uma grande confusao e nao adiantamos nada...


a moderadora do blog

Anónimo disse...

O intuito da reunião é podermos partilhar com os colegas os problemas que estamos a atravessar e unirmo-nos nesta causa.

Se possivel, tomarmos uma posição pública e visivel perante a Entidade promotora do concurso.

Creio que o ponto mais imporante desta reunião é: Queremos saber dados concretos da Câmara. contrato, €/hora, etc. e tentarmos eleger um porta-voz em nome de todos. Podemos mesmo elaborar um documento com todas as questões que nos inquietam e que queremos ver esclarecidas o mais urgentemente possivel. O mesmo seria assinado por todos os intervenientes na reunião.

Sou apologista do diálogo, do bom senso e da calma.

Anónimo disse...

continuo a apostar num dia de semana e antes de sabado, o ideal seria quarta feira... que dizem caro(a)s colegas????

Anónimo disse...

Creio que o mais importante é divulgarmos a reunião e as pessoas aparecerem! O data é muito relativa já que o que está em causa é muito mais importante, e se o é, ESTARMOS PRESENTES!

Anónimo disse...

o problema de sábado não é o de querer ir ou nao, é o de podermos ir. Ora ha pessoas que vao de fim de semana lavar a roupinha, trazer comida e trazer dinheiro pedido ao papa ou à mama. Queres que morram à fome, que andem sujos e sem dinheiro? E como já referido há pessoal que trabalha ao fim de semana, pois não conseguimos viver do ar (eu sou uma dessas pessoas)...durante a hora de almoço estao quase todos disponíveis

Anónimo disse...

Na minha opinião não vale a pena estarmos a tomar qualquer tipo de atitude pois desconhecemos o conteúdo do contrato.

Não era boa ideia esperarmos para termos factos e não "ideias soltas e inventadas"???

Quem sabe esta Câmara não nos vai surpreender apresentando um contrato com termos fabulosos?!?!?

Saber esperar e falar na hora certa talvez seja a melhor ideia!

Anónimo disse...

"Quem sabe esta Câmara não nos vai surpreender apresentando um contrato com termos fabulosos?!?!?"

De certeza que algo fabuloso não vai sair dali, nunca saiu e não vai ser este ano que isso vai acontecer. Pode é não ser tão mau como se pinta, mas para que conste, a maioria das câmaras que fazem contrato pagam 10,28€/h brutos + subsidio de alimentação a quem tiver 3 ou mais horas diárias de aulas (calculam o subsidio ao dia)+subsidio de natal + subsidio de férias (recebem 12 meses: 10 meses de contrato + 2 meses dos subsidios).