sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SEM VISIBLIDADE NAO CONSEGUIREMOS MOSTRAR QUE ESTAMOS A SER PREJUDICADOS

Colegas no proximo dia 26, irá haver uma manifestaçao no ROSSIO, o protesto é mostrar a indignação por parte dos professores no que diz respeito a várias situações; a AVALIAÇÃO da carreira do docente, a APOSENTAÇÃO do docente e tambem claro está à EXPLORAÇÃO dos docentes das AECS.

é de bom tom e agrado, estarmos presentes nessa manifestação, podermos mostrar à comunicação social que tambem existimos e tambem somos injustiçados com esta politica educativa, SOMOS EXPLORADOS!! NÃO ACHAM???

MOÇÃO APROVADA PELOS PROFESSORES PRESENTES NA REUNIÃO COM O SINDICATO

Sindicato dos Professores da Região Centro
FENPROF

MOÇÃO
Em defesa dos direitos dos Docentes
em exercício nas Actividades de Enriquecimento Curricular !

A solução imposta pelo Governo no domínio da organização das Actividades de Enriquecimento Curricular está muito distante das propostas dos professores, do SPRC e da FENPROF. Na senda do estipulado na Lei de Bases do Sistema Educativo, a FENPROF defende a constituição de equipas educativas que viabilizem o cumprimento das diferentes áreas curriculares (DL 6/2001), onde os professores trabalham em conjunto, planificam e articulam, desenvolvendo por isso, um trabalho mais cooperativo e sustentado.
Um modelo de resposta educativa e social, de qualidade, para a Escola Pública, é completamente incompatível com aquele que o Governo decretou.

Mas, não ignorando todas as questões relativas à organização das Actividades de Enriquecimento Curricular, importa, no entanto, que os direitos dos docentes sejam respeitados. Neste domínio, é indispensável afirmar que só uma inqualificável insensibilidade social e humana explica que o ME e algumas autarquias mantenham os professores das AEC sem salários durante meses a fio.
Assim, os professores presentes na reunião de docentes contratados para desenvolver as Actividades de Enriquecimento Curricular, realizado em Viseu, no dia 20 de Novembro’08, exigem:

1. O efectivo pagamento dos seus salários, pelo menos, no valor que se encontra previsto no Despacho nº 14460/08, de 26 de Maio;
2. Que, nos casos de horários incompletos, o cálculo das remunerações seja efectuado tendo em consideração o horário de trabalho lectivo do 1º Ciclo do Ensino Básico (25 horas);
3. A inclusão das horas de reuniões no horário de trabalho e na respectiva remuneração;
4. O pagamento de despesas de deslocação a que os professores estão obrigados pelo facto de o seu trabalho não ser prestado numa única escola;
5. Que, ainda este ano lectivo, e até à reorganização de todo o processo das AEC, sejam corrigidas as situações de extrema precariedade e exploração a que estão sujeitos os docentes em exercício nestas actividades, nomeadamente com a substituição dos contratos de prestação de serviço (recibos verdes) por contratos de trabalho;
6. Seja encontrada solução para repor a legalidade nas contratações de docentes, com efeitos reportados a Setembro de 2008, por forma a que os seus direitos sejam assegurados, nomeadamente no que respeita à eventual necessidade de recorrer ao subsídio de desemprego;
7. Que as escolas sejam dotadas dos meios, equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular:
8. Que os serviços de inspecção das áreas do trabalho, segurança social, finanças e educação cumpram as suas funções fiscalizando a organização das AEC, as relações de trabalho estabelecidas, a eventual fuga a impostos e contribuições para a segurança social e a utilização de fundos públicos.

Viseu, 20 de Novembro’08

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Reunião dia 20, na Escola Infante D. Henrique às 20h

Vamos lá começar de novo, agora com o respeito e companheirismo que todos devemos ter.
Já agora as nossas desculpas por temos apagado a mensagem anterior, mas quem leu deve ter percebido que as mensagens que lá se encontravam não traziam nada de novo.

Moderação de Comentários

Caros colegas este blog serve para opinarmos, lermos ideias diferentes das nossas, passarmos vivências, experiências e informações.
Muito se fala sobre apagarmos alguns comentários. Tudo que seja fora do âmbito do objectivo do blog será apagado, sejam insultos sejam temas diferentes do proposto pela mensagem (se quiserem podem dar ideias para a abertura de novas mensagens).
E DE UMA VEZ POR TODAS HOUVE 2 PESSOAS A FAZEREM-SE DE CONVIDADOS PARA A REUNIÃO: O DR. MOREIRA E A MINISTRA, pareceu-nos que foi inventado, se foram os dois ainda melhor ( e as nossas desculpas a eles), estão interessados em mudar a situação. E a mensagem só dizia que se estivessemos interessados eles vinham à reunião. Portanto se estamos interessados falem com eles para virem!!!!!!!
Ninguém apaga mensagens por não ser da mesma opinião, apenas tentamos moderar os posts em que os docentes passam das marcas.
E logicamente que não nos encontramos ligados 24 horas por dia. Só podemos fazer a moderação quando cá vimos. Pedimos desculpa se não formos breves a apagar as mensagens menos próprias.