sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SEM VISIBLIDADE NAO CONSEGUIREMOS MOSTRAR QUE ESTAMOS A SER PREJUDICADOS

Colegas no proximo dia 26, irá haver uma manifestaçao no ROSSIO, o protesto é mostrar a indignação por parte dos professores no que diz respeito a várias situações; a AVALIAÇÃO da carreira do docente, a APOSENTAÇÃO do docente e tambem claro está à EXPLORAÇÃO dos docentes das AECS.

é de bom tom e agrado, estarmos presentes nessa manifestação, podermos mostrar à comunicação social que tambem existimos e tambem somos injustiçados com esta politica educativa, SOMOS EXPLORADOS!! NÃO ACHAM???

59 comentários:

Anónimo disse...

NÃO CONFUNDAM AS COISAS. A VOSSA ENTIDADE PATRONAL NÃO É O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MAS SIM A CÂMARA MUNICIPAL DE VISEU.
TODA E QUALQUER SITUAÇÃO DEVE SER COLOCADA À CMV. NO ENTANTO ESTÃO NO VOSSO DIREITO DE SE MANIFESTAREM.

Anónimo disse...

é o que faz deixarem-se "manipular" por sindicatos..

Anónimo disse...

das duas uma , ou o ministério manda mais guito o a camara emprega menos malta e começa por deixar de fora a porcria das cunhas... exigir que haja flexibilidade de horário por parte dos professores do 1ºciclo tb é à camara que pedimos????

PERDEU UMA OPORTUNIDADE PARA ESTAR CALADO, MAS TUDO BEM VIVEMOS NUM PAÍS LIVRE E ESTE POST PRECISA DE DIÁLOG, E TINHA QUE HAVER ALGUEM A INICIA-LO.

MAIS , MAIS AINDA , ALGUNS DE NÓS PODEMOS CONCORRER AO CONCURSO DE PROFESSORES, E NO FUTURO PODEMOS SER COLOCADOS, ENTÃO TEM TODA A LOGICA MANIFESTARMO-NOS PORQUE ASSIM COMO HOJE ESTAMOS NÓS AQUI NESTA PORCARIA DE MISÉRIA AMNHA SERÃO OUTROS , E A EXPLORAÇÃO NAO ACABA.

É SEMPR BOM VIR MALTA AMIGA DE FORA METER UM FERRITO...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E MAIS , OS SR.S DOS DOIS PRIMEIROS COMENTÁRIOS ESTÃO LONGE OU NAO QUEREM SABER, QUE CONHECEM O CONTRATO QUE AS AUTARQUIAS ASSINARAM COM O GOVERNO A PROPÓSITO DAS AECS, POIS TERÃO QUE CONHECER OS MOLDES EM QUE ESSE CONTRATO FOI FEITO E DEPOIS VIR PARA AÍ METER MAIS UM FERRITO, É IMPORTANTE LEREM AS ENTRE LINHAS, PRECISAMOS DE INTELIGENTES DO NOSSO LADO

NÓS SOMOS PROFESSORES, MAS QUEM É QUE DUVIDA???
QUEREM OS DIPLOMAS???
QUEREM OS CURRICULOS???
O QUE QUEREM MAIS???
NÓS SÓ QUEREMOS O QUE ESTÁ CERTO, QUAL O PROBLEMA???

Anónimo disse...

exatamente, nós fazemos parte do sistema educativo portugues, nao do sistema autarquico..........

Anónimo disse...

já estão a mostrar medo, é isso... manifestem o medito como os primeiros comentários

shine on

Anónimo disse...

uma coisa é as pessoas pensarem pelas suas cabeças, outra é deixarem-se "instrumentalizar" por aquilo que os sindicatos mais querem e gostam de fazer.. incendiar!!
COMIGO NÃO!

Anónimo disse...

deves ter 25 horas...

Anónimo disse...

e se o pessoal levasse uns cartazes contra a exploração das AEC? sempre éramos mais visiveis

Anónimo disse...

não tenho 25 horas, mas penso pela minha cabeça, não gosto de ser manipulado por sindicatos, nem pela sua forma demagógica de fazer politica.. sim porque quem está à frente são politicos e não meras pessoas desinteressadas cuja unica e exclusiva luta seja a dos interesses da classe trabalhadora...

Anónimo disse...

axo que devemos fazer qualquer coisa...eu estou com 9 horas, como tantos colegas...recebo 300 epoucos euros e faço 3 escolas a mais longe fica cerca de 17 km, conclusão o dinheiro da-me para gasoleo e pouco mais, para ter outro trab tb se torna complicado pois o meu horario nao mo permite, umas vezes tenho uma hora de manha e outra à tarde, eu axo que mais algum dinheiro faz falta.

Anónimo disse...

que já todos recebemos é um facto!
mas alguém sabe em termos concretos quanto é que estamos a ser pagos à hora? e qual é o valor do subsidio de alimentação? e já recebemos o correspondente ao subsidio de natal?
é que eu recebi mas continuo a não saber nada.. estou em branco!:(

Anónimo disse...

pessoal, tenho em minha posse uma cópia do contrato, agora estou sem tempo, para fazer um scaner e meter aqui, mas amanha garanto-vos que todos poderão ver o contrato aqui no nosso "cantinho", o sindicato penso que já tem uma cópia e um advogado tambem o está a ver...
continuamos a pensar por nós nao se esqueçam, não continuamos a pensar pela camara...

o grande problema é sermos muitos, e muitos de nós com menos de 12 horas, é obvio que dessa maneira o dinheiro não chega a todos como devia chegar, de quem é a culpa???

do ministério da educação??

dos agrupamentos??

da camara??

dos professores titulares ???

nossa??

do critério de selecção???

das famosas e descaradas cunhas??

do sindicato não é concerteza!!!!


irei continuar a pensar por mim

eu

Anónimo disse...

Bem...e cque história é esta de uns receberem mais que outros com o mesmo número de horas,dependentes do agragado familiar, se se tem filhos, se é casado..mas o que é isto? E o subsídio de refeição é 1 dia por cada 7h???? 4.50€?E pelo que disseram os subsídios de férias e natal vão ser pagos no fim do contrato, em junho...Eu também recebi,mas fiquei na mesma e os recibos não estão muito bem explicados...Lá estarei na manifestção,antes de ser professor das aecs,sou do 1º ciclo,temos todos o direito de lá estar!

Anónimo disse...

ou estou a ser um pouco lerda,ou entao nao sei...mas ainda nao consegui chegar à conclusão ...afinal quanto ganho à hora?!
E já agora é normal recebermos e nao assinarmos o contracto?
Não deviamos ver o contrato????
Cada vez percebo menos...
Só sei que tenho colegas meus em outras camaras a ganhar limpos 11 euros à hora, e assinaram um dia depois de serem chamados o contrato...nao era assim que se deveria trab?!

Anónimo disse...

ora pelas minhas contas, recebemos 8,8 á hora iliquidos. a isto ainda temos de fazer os descontos. o subsidio de alimentação é 4,11, pelo que percebi so recebemos o subsídio de alimentação de setembro e outubro.
fiz ainda mais contas e depois confirmei e reconfirmei: sabem porque o nosso indice vem em branco no recibo? porque nao recebemos nem pelo 126, nem pelo 400. a formula é efectuada sobre cerca de 1200 euros e uns trocos. então sobre que indice recebemos?
e é em junho que vamos comprar as prendinhas para este natal?
não falem mal do sindicato, fomos nos que pedimos ajuda a eles e não o contrário!
mas penso que hoje ganhámos mais professores para a nossa luta. acreditam agora naquilo que que nos diziamos? isto é uma vergonha

Anónimo disse...

Pessoal já experimentaram meter sindicatos ao barulho? eles sempre podem dar apoio juridico e meter mais um ferrito... afinal muitos dos que estão nas AEC´s são professores com curso ramo educacional

Anónimo disse...

Eu, como familiar de um professor das AEC´s estou completamente indignado e estupefacto com esta situação. As ilegalidades em todo este processo são mais que muitas e umas a seguir às outras. Os professores nem sequer estão a reivindicar por melhores condições de trabalho, apenas estão a exigir o que é deles por direito. O feedback que tenho tido das pessoas com que vou comentando esta situação deixa em vergonha a Câmara Municipal de Viseu. Convosco está muita gente que vos apoia. Força PROFESSORES!!!

Anónimo disse...

Não há nenhuma dúvida - os colegas licenciados que trabalham nas AEC têm que ser pagos pelo índice 126 da carreira docente. Nenhuma desculpa da Câmara pode justificar valores abaixo disto.
1. Quem contratualizou com o ME a realização das AEC foi a Câmara.
2.Ao realizar o contrato-programa a Câmara obrigou-se a cumprir o Despacho 14460/08 - incluindo, obviamente, o nº 4, do artº 3º.
3. Se o financiamento é muito ou pouco isso é problema do ME e das autarquias. Os professores das AEC não são pagos para tratar disso - se fossem, ganhavam muito mais.
O SPRC.FENPROF propõe que os colegas das AEC participem na Manifestação como forma de se dar visibilidade ao problema. Propomos que o façam com cartazes alusivos à situação de extrema exploração (é disso mesmo que se trata)em que trabalham.O Sindicato está a fazer esses cartazes.
Por acaso a Manif até é frente à Câmara Municipal de Viseu.
Pela nossa parte - SPRC.FENPROF - estamos disponíveis para continuar a travar esta luta em defesa dos direitos dos colegas das AEC. Algumas coisas já foram conseguidas desde que as AEC se iniciaram ...Mas, a decisão de lutar pelos direitos é individual.
Uma coisa é certa:
SE NÃO LUTARMOS PELO NOSSOS DIREITOS, NINGUÉM O FARÁ POR NÓS

Anónimo disse...

CÁ ESTÁ MAIS UMA CONFIRMAÇÃO. A CÂMARA MUNICIPAL DE VISEU É QUE ESTÁ UMA VEZ MAIS A FALHAR.
NÃO SE CALEM. A NOSSA CLASSE PROFISSIONAL ESTÁ CONVOSCO.

Anónimo disse...

O Senhor Francisco Almeida, do sindicato, está a aproveitar politicamente a situação: as eleições autárquicas estão aí e ele não separa a sua filiação partidária da condição de sindicalista.
Ele sabe que o ME paga 262,50 €/aluno/ano. O dinheiro não estica e é fácil deitar a culpa para as Câmaras, até as do seu próprio partido.
Ele sabe que os municípios pediram mais dinheiro para o programa.
Ele sabe que o Despacho n.º 14460/2008, n.º 4, que ele cita, diz apenas que o pagamento não pode ser inferior ao índice 126 em horário completo.Por aquilo que me informaram não existe a categoria de professor a que corresponde o 126 nas Câmaras.
Logo estamos a ser pagos como funcionários da Autarquia com a função de leccionar as AEC nas escolas do 1º ciclo. O índice 400 é superior ao índice 126 em mais de 200 euros.
Já agora, ele que sabe tudo, diga o que é um "horário completo" nas AEC...É isso que precisamos que seja definido pelo ME.
A propósito dos horários: em Viseu, eles são feitos pelos Agrupamentos, não são da responsabilidade da Câmara. Ainda ninguém referiu isso no blogue.
Neste momento pelo que vejo o interesse ao sindicato, não é defender-nos, é ter muita gente na manifestação dos professores contra a avaliação dos profs.
Nós somos avaliados com o método dos professores ou somos avaliados pelo SIADAP?

Anónimo disse...

Colegas só tem direito a subsídio de refeição, como diz a lei, quem trabalhar no mínimo quatro horas por dia. Eu não tenho.
Como a maior parte dos nossos horários só tem duas horas por dia, tamos lixados.
E atenção foram os agrupamentos que fizeram os horários e marimbaram-se para nós, não atenderam à flexibilidade de horários que está prevista no despacho do ministério de Educação.
Quem tem cópia do contrato podia colocar para todos podermos opinar antes de irmos assinar.
Também me parece que o sindicato se quer aproveitar de nós para ter muita gente na manif. contra a avaliação e contra o ministério e nós (quer queiramos quer não) não pertencemos ao ministério de Educação dado que assinamos contrato com a câmara.

Anónimo disse...

Fogo mas este pessoal nao sabe distinguir as coisas!!!!
O ÍNDICE 400 É 1334, MAS POR 35 HORAS, O 126 É 1114 MAS POR 25. FAÇAM AS CONTAS.
""Nenhuma desculpa da Câmara pode justificar valores abaixo disto.""PORTANTO ISTO É O MINIMO, PODEM PAGAR MAIS, MENOS É QUE NAO
""3. Se o financiamento é muito ou pouco isso é problema do ME e das autarquias"", ENTAO O MINISTERIO E AS AUTARQUIAS TEM CULPA, NAO SO A CAMARA MAS O MINISTERIO.
SAO OS AGRUPAMENTOS QUE FAZER OS HORARIOS, QUE DEVIAM INSCREVER OS ALUNOS TODOS, SE OS AGRUPAMENTOS NAO O FAZEM COMO DEVE SER A CAMARA DEVIA CONTROLAR ISSO MELHOR, POIS QUEM MANDA É ELA!!!!

DEIXEM-SE DE DIZER ASNEIRAS E DE CRITICAR QUEM NOS ESTA A AJUDAR.

Anónimo disse...

e nao pertencemos ao ministerio?????????????????as aecs nao sao das camaras,outras instituiçoes podem concorrer para ficarem à frente das aecs. e se ha empresas a concorrer para isto é para perderem dinheiro queres ver...acordem...
se queres ver um exemplo vê a FILL, uma empresa a pagar sobre o indice 126...esta a perder dinheiro queres ver...
e sim o caminho é sermos avaliados da mesma maneira que os outos professores. nao foi para isso que tiraste o curso? ou queres ser professor so para algumas coisas?

Anónimo disse...

""a AVALIAÇÃO da carreira do docente, a APOSENTAÇÃO do docente e tambem claro está à EXPLORAÇÃO dos docentes das AECS""
logo são varias cenas que vao estar em na mesa nessa manif....e se tens cartazes a dizer aec, nao entendo qual a duvida deste pessoal

Anónimo disse...

São capazes de estar a ajudar a enterrar alguns!!!!!!!!!!!!!!!

Eu não quero cavar a minha sepultura. Quero melhorar as condições de trabalho mas com dignidade. Não quero que o meu patrão me diga se não queres vai embora, porque nenhum ainda tem vinculo com a câmara e não temos nenhum com o ME,que nunca se preocupou connosco e nos mandou para trabalhadores das câmaras.

Anónimo disse...

Se aqui fossemos menos tanmbém teriamos mais horas e ganhavamos mais.

O despacho prevê que as associaçõrs de pais possam organizar as AECS, devia ser giro sermos pagos e avaliados por eles.

como arranjavam dinheiro para pagar a 170 professores sem o ME alterar a comparticipação por aluno e por ano de 262 euros?

Colegas vamos pensar:

500.000€ a dividir por 170 dá menos a cada 1 do que se fosse a dividir por 85 , não é verdade?

Anónimo disse...

A Fill a pagar por 126 é de onde?
Tens a certeza que é por contrato ou recibo verde?

Anónimo disse...

Empresa: IFILL (instituto de formação em informação e linguas de leiria

...Remuneração de acordo com os índices 126 e 89 respectivamente. Os interessados devem enviar o CV detalhado + fotocópia do certificado de habilitações...

Há mais anuncios pela internet...e volto a perguntar uma empresa a dinamizar as AEC???? para que?? para perder dinheiro? Pelas contas que vejoo pessoal a fazer as empresas devem andar malucas

Anónimo disse...

Muito se tem falado de a Camara receber pouco para nos pagar...
Então decidi fazer umas contas por alto, mas acreditem que mais arredondamento menos arredondamento é isto:
1º - uma turma tem cerca de 108 aulas neste ano lectivo (não retirei feriados)
2º - deviamos ser pagos a 11,135euros à hora (1113,5euros/25horas/4semanas)
3º - cada turma precisa de 3 professores
4º - entao temos isto:
11,135(prof hora) x 3 (nºde prof) x 108 (nº de aulas) igual a 3607,74euros. Entao este é o valor que a camara gasta com uma turma por ano.
5º - a camara recebe por aluno 262,5euros
6º - então ao dividir 3607,74 por 262,5 temos o número de alunos suficientespara pagar aos 3 professores: 13,74 alunos
7º Cada turma pode ter até 25 alunos!!!!!!!!!!!!
Onde é que a Câmara perde dinheiro? Todos temos turmas de 10 alunos, mas tambem temos de 20 e tal...Façam lá a média a ver quanto dá. A minha media da mais que 14, se alguma der menos que isso sabem de quem é a culpa? da camara que fez uma ma gestão ao nao coordenar o que os agrupamentos fizeram.
E mais umas contas para ver que uma turma com 24 alunos rende 2625 euros. Dinheiro que pode ser aplicado em material...Afinal isto das AEC´s até nem é assim tao mal pago.

Anónimo disse...

e se acham que o ministerio paga pouco por alunos que se peça mais fundos. ou tambem têm de ser os professores a fazer isso?

Anónimo disse...

PIMBA!!! TOMA...

Anónimo disse...

ALGUMAS OBSERVAÇÕES a um comentário que li no blog.

A referência ao facto de eu ser um cidadão com opções políticas e idelógicas não me incomoda rigorosamente nada. Tenho sim senhor opções. E é proibido ? No tempo do dr. António de Stª Comba Dão era. E o autor do comentário tem alguma coisa que ver com isso ? Tenho orgulho nas minhas opções, assumo-as publicamente e não coloco comentários sob anonimato. Mas,eu percebo que aquela entrada no comentário seja para tentar ajudar o autor a contestar as minhas afirmações, uma vez que sabe que o que eu disse é a verdade. Acresce que já dei para este peditório há muito tempo.

AGORA O QUE É SUBSTANTIVO NESTA QUESTÃO:
1. O que a Câmara de Viseu negociou bem ou mal com o ME não cabe aos professores resolver;
2. O Despacho n.º 14460/2008 manda contratar professores e manda pagar aos professores como professores - os licenciados, índice 126;
3. Se o despacho manda contratar professores e faz referência à carreira docente no que se refere à sua remuneração, então o horário de trabalho é o que está previsto no Estatuto da Carreira Docente - 25 horas lectivas no 1ºCiclo do Ensino Básico. Não sei tudo, mas isto sei ! E também sei que o tal índice 400 se aplica a outros profissionais (que não aos professores) e, esses sim, têm outro horário que decorre das regras da sua carreira.Os professores têm 22 ou 25 horas lectivas, porque as restantes até 35 são para todo o trabalho necessário a que aquelas 22 ou 25 (25 no 1º Ciclo) decorram com qualidade.

A propósito ... a Manifestação tem assegurada a presença de milhares de professores sem a participação dos colegas das AEC. A presença destes colegas garante visibilidade às suas reivindicações que, noutro contexto, não é fácil de alcançar. Queira o autor do tal comentário ou não queira, a partir do palco da concentração no Rossio, será referida a exploração que está a ser feita aos colegas das AEC.
Pela nossa parte (SPRC.FENPROF) estamos disponíveis para organizar mais outra Manifestação destinada exclusivamente aos colegas das AEC e, tal como prometido, reuniremos novamente com os colegas para verificar se avançamos ou não com um pré-aviso de greve, caso a Câmara mantenha a ilegalidade nos pagamentos.
Portanto, do lado da Câmara, é bom que não esperem vida fácil enquanto os professores da AEC não virem os seus direitos assegurados.
No SPRC.FENPROF, medo é coisa que já perdemos há muito. Se algum dia ele voltar ... compramos um cão.

Anónimo disse...

BOA ....Francisco.
Precisamos de ajuda nesta luta.
Obrigado

Anónimo disse...

Concordo completamente, Francisco so uma nota, como sabes no concurso publico os professores não passam de um numero, nas AEC somos alem do curriculo uma cara. Por isso poucos irao comparecer na 4ª Feira. O medo de deixar de trabalhar é mais forte do que qualquer outro assunto. Mas isso não quer dizer que não agradecemos a luta que estão a fazer,apenas queremos manter o nosso posto de trabalho

Anónimo disse...

bem, eu como por acaso posso concorrer ao concurso nacional de profs, significa que nao sou técnico de nada e que posso ser contratado pelo ministério assim que chegar a minha vez, e que se aceitar nao entro mais nas aecs de viseu, pois a informação que existe é que o sr. dr. prof. vereador já fez dizer que quem assinar este contrato precário e depois sair para dar aulas como um normal contratado, no proximo ano fica de fora...

isto é uma palhaçada, as pessoas que podem ser colocadas nas ciclicas, têm mais tempo de serviço logo tá à frente de muitos ... menos para o sr. dr. prof. vereador afins... é uma vergonha o pessoal acabar o curso em junho e em setembro tirar o lugar a quem tem o curso há mais de 3 anos, muito pior a quem já tem tempo de serviço e ainda pior é que desde sempre se desempatam pontuações identicas por ordem alfabética... fds (fim d semana, lol)para esta gente que o exemplo que sabem dar é o pior possivel e desde 1975 que andam a cheirar o poder e a fazer o que querem e o que lhes apetece... Ainda por cima é tudo às descaradas, quando se começar a falar e a perder o medo é q vai ser...

Anónimo disse...

e que DEUS as proteja!!!... ás pessoas boas que fazem prevalecer a justiça e a igualdade... ás outras que lhes dê o que realmente merecem... pois é... pois é, como alguns católicos praticantes só se lembram da doutrina quando se veêm "apertados"...

Anónimo disse...

Primeiro que tudo, acho que se isto é um blogue de colegas professores, ao menos que se mantenha o bom nivel (e não o fim de semana, caro(a) colega) e que se saiba escrever em bom português...Penso que falar para o ar é fácil, principalmente quando se é cobarde o suficiente para não ir directamente à Câmara saber realmente como as coisas se processam...com a sra. Ministra da Educação resultou atirarem-lhe ovos,porque cedeu às vontades dos alunos, mas não aos cartazes dos professores..Penso que as pessoas que estão à frente da Câmara Municipal (referidas como srs. Drs. professores, que também merecem respeito) têm um pouco mais de bom senso e um pouco menos de autoritarismo daí que talvez o diálogo seja suficiente..e guardem os ovos para quem realmente os merece (Ministério, talvez, digo eu)...Outra coisinha...chegar até documentos por vias menos legais e depois, ainda por cima, colocá-los na net é pura e dura criancice...talvez os recém-formados até mereçam passar à frente...porque aparecer no para-brisas do carro é engraçado e tal...dá para uma pessoa se rir um bocado, mas será que pensaram na situação em que pode ficar a/o funcionária que cedeu o documento?Podiam dá-lo a conhecer a todos nós, mas parece-me um pouco de egoísmo e falta de cabecinha tê-lo tornado público, à distância de um clique (não é muito dificil escrever aecs viseu no google)...
Acima de tudo é importante ensinarmos as nossas crianças a trabalhar a massa cinzenta e ter bastante senso crítico acerca da informação que vai surgindo...nem tudo o que nos é dito é verdade...
Desculpem o texto longo, mas só há pouco tempo é que me lembrei de procurar no google coisas sobre as aecs para não me sentir sozinha nesta vida tão dura de ter emprego quando taaaanta gente não tem e tanto queria...
Cumprimentos fraternos e pensem por favor!
PS: Não apaguem o meu post por favor porque acho que a censura também já acabou há um tempito e se somos modernos e tal, e se gostamos de blogues e manifestações e reuniões secretas, devemos acima de tudo respeitar todas as vozes
Catarina Fernandes

Anónimo disse...

Apagar o teu post?Porquê? Só foram apagados posts onde houve desrespeito por outras pessoas.

Anónimo disse...

E formas ilegais? Quem disse que o contrato foi arranjado de forma ilegar?? Aliás ilegar é um trabalhador não ter acesso ao seu contrato...

Anónimo disse...

sim minha querida catarina fernandes, não há censura aqui, há é por parte desses sr.s prof.s dr.s, daí o facto de muitos falerem em não querer dar a cara, daí o facto de vires para aqui dar o teu nome em prol da continuidade no projecto, mas no fundo lá no teu intimo, tás com pensamento positivo que tudo vai mudar, pois decerteza que quando tiveres que sair de casa dos papas nao vais dizer que tens um emprego de 600 euritos ou mais coisa menos coisa, és nova mas está bem a tempo de mudar de vida, se não for a autarquia nao darás aulas em lado nenhum, como eu te compreendo ;))

beijo
zé rodrigues

Anónimo disse...

Antes de mais, e desculpem alguns colegas, há professores a mais nas AEC. Por muito que custe admitir, a verdade é essa!

Cabe aos Agrupamentos fazer uma melhor gestão dos horários para assim distribuir um número de horas razoáveis aos professores.

Há colegas com 25 horas, a verdade é essa! Porque é que há também colegas com 9 horas!!?? A culpa é da Câmara?!?????

Sejamos realista! Temos de distinguir as águas! Na minha opinião, e contra mim falo pois posso ser prejudicado com isso, têm de se reduzir o número de professores para haver horários dignos para todos!

Temos que ir ao cerne da questão: O Ministério tem por obrigação de subir o valor a pagar por cada aluno e criar mecanismos para definir critérios aplicáveis a todas as autarquias, e fazê-los cumprir!

Anónimo disse...

ah! esqueci de dizer para a princesa catarina fernandes, que é preferivel ser crinça e brincar um pouco com isto do que ser macambuzio e vir para aqui queimar uns e outros, digo te uma coisa, na minha empresa se tentasses subir pisando os outros ficava de olho em ti, ou és "boa" ou tavas feita "linda".
percebeste, crianças somos todos nós e ainda bem, quando deixamos de ser deixamos o pouco de puro e autêntico que há em nós e pelos visto puro só nas orelhas...

Anónimo disse...

já sei, prova que o funcionário(a), estava autorizado a cedr ou a incompetência foi mais forte... llooll. querias que se escrevesse aí o nome???? nao me digas que tambem queres roubar o lugar a esse(a), já não chegam os lugares que passaste à frente???

tem juizo, nao venhas para aqui mostrar que és boa, porque aqui ninguem te vê a leccionar lalalalalalalalalalalala....

Anónimo disse...

ceder, foi a pressa , nao te canses...

Anónimo disse...

"O ME adoptou um modelo de financiamento para as actividades de enriquecimento curricular que tem como base um valor anual por aluno. Esta comparticipação poderá chegar até aos 262,50 euros anuais por aluno, quando os planos de actividades incluírem o Inglês, a Música e a actividade física e desportiva." Uma grande percentagem dos alunos não frequenta estas três actividades!! É essa a realidade...

Anónimo disse...

E??? Mais uma vez, temos de ser nós professores a lutar pelas camaras junto do Ministerio? Tambem o podemos fazer de quiserem...

Anónimo disse...

Colegas, deixem-se de insultos e canalizem toda essa energia critica transformando-a em energia POSITIVA!

SER BOM NÃO CUSTA NADA! SER MAU É UM GRANDE DISPÊNDIO DE ENERGIA NEGATIVA E CUSTA IMENSO!

Todas as criticas insultuosas devem ser ignoradas! É fácil insultar e criticar...

Somos educadores por isso não custa nada dar o exemplo na nossa vida pessoal e profissional.

Na minha opinião isto já chegou ao limite! Os insultos e criticas têm de parar!

Os moderadores/criadores deste blog não o criaram, creio eu, com o objectivo de "lavar roupa suja" e "insultar colegas e outros"!

Somos todos adultos e responsáveis pelos nossos actos. Vamos aplicá-los também aos discursos escritos. Não custa nada!

Anónimo disse...

Pelo que li, não são só as Câmaras as únicas promotoras das AEC. Pelo que li podem ser também os Agrupamentos, AS IPSS, as Associações de Pais e outras...
SE por acaso a Câmara desistir, quem nos vai contratar??!?!? As Associações de Pais??? As IPSS??? OS Agrupamentsos??!? Estamos bem, se assim for. Aí quero ver como é que vamos ser pagos, quando e quanto??!??!?
Estarei errado?

Anónimo disse...

quem quer que seja, assina um contrato com o ME (ministério da educação :)), nesse contrato, que deve ser legal, diz que o professor a contratar e tal... e coiso... é pago pelo indice 126... carreira de docentes... e tal, tá tudo a explicar por este blog é só dares uma olhadela post a post e seus "coments"

luís ferreira

Anónimo disse...

Do dizer ao fazer vai uma longa distância. Há realidades este ano que nos dizem o contrário. Há Câmaras a pagarem ainda a 5 e 6 euros, ou menos! Ouvi dizer... será verdade?!? Se assim for, como é que é? Ninguém cumpre as directivas do Ministério?!?

Onde estão os Sindicatos?!? O papel deles não é moderarem e fazerem chegar aos locais próprios informações sobre todas estas irregularidades!?!?!? Defenderem os direitos dos professores!?!? É preciso ser sindicalizado para defenderem os direitos de todos?!?
Peço desculpa, mas a verdade é que já necessitei de recorrer ao esclarecimento de uma dúvida e quem em atendeu o telefone perguntou se eu era sindicalizado. Como não era, a dúvida subsistiu! :))) lol

Anónimo disse...

claro meu amigo, nao achas isso normal??? mas para tua informação, tudo está a ser encaminhado para que seja igual em todo o país, caso contrário o nosso país tá de tanga, nao concordas??? tanto faz ser aqui como num sitio qualquer de portugal... um professor que leccione no ensino publico, seja a disciplina qual for, em inicio de carreira ganha o mesmo...
tens razão só no nosso país para uma grossaria deste genero persistir durante 3 anos sem que ninguem reclamasse, ainda bem que parece que algumas coisas vão mudar em relação a isto... até a porcaria do tabaco tem o mesmo preço no norte no centro e no sul, e nós professores nao!!...

Anónimo disse...

ATENÇÃO

A manifestação que se vai realizar na próxima quarta-feira, por coincidência no Rossio (em frente à camara) nada tem a ver com a camara, mas sim com o Ministério da Educação, daí sugiro que os cartazes alusivos às aecs, tenham slogans a solicitar um controlo maior por parte do "Mini-stério" ás empresas que assinaram o contrato no que diz respeito à manutenção das AECS.
Assim nao temam o pior e mostrem o vosso real interesse por desvendar estes paradigmas existentes...
Ou as empresas estão a cometer ilegalidades ou o Mini-sterio está fora da realidade e paga pouco a estes "empresários", que nos contratam fora dos moldes solicitados quando assinam os contratos com a "dona MILU".


obrigado pela atenção

Anónimo disse...

Um comentário refere pagamentos de 5 e 6 euros/hora nalguns concelhos.
Peço a todos os colegas que enviem ao SPRC.FENPROF este ou outro tipo de ilegalidades - podem enviar para viseu@sprc.pt . Nós não vamos "largar o pé" a este miserável ataque aos direitos dos professores das AEC.
Nós acreditamos que quem luta nem sempre ganha mas, quem não luta, perde sempre !

Anónimo disse...

bem, eu princesa catarina fernandes (devo ter o titulo por boa conduta), não ataquei ninguém directamente mas fui logo atacada de forma bastante triste e difamatória...interessante...a reacção parece-me um pouco primária e de quem foi acicatado...será que no teu cerne também não pões em dúvida se tens mesmo razão...não me vês leccionar, não sabes se sou criança ou não, não sabes o valor que dou a isso, não sabes o meu valor, não sabes o meu mérito próprio...só sabes que escrevo com educação e eu só sei que educação é coisa que te falta e tens o nome de professor...estranho,não?estou como diz o colega, canaliza as tuas forças para outras coisas...ah e eu não vivo na casa dos papás, obrigada por te preocupares..."na minha empresa se tentasses subir pisando os outros ficava de olho em ti, ou és "boa" ou tavas feita "linda""...ainda bem que na tua empresa sobe quem achas "boa"...grande moral sim senhor...só escrevi porque como professora acho mesmo que tem de haver cuidado na forma como se escreve, no que se diz..discutir ideias, formas de fazermos prevalecer os nosso direitos, mas não vir dizer asneiras ou atacar por atacar sem querer dialogar...

Anónimo disse...

Srs Profs não se esqueçam e vejam que a remuneração que estão a auferir, nada mais é que a aplicação da seguinte fórmula:
(1334,44 x 12 meses) :52 (semanas) x35 h, o resultado dá 8,80€ /h x o nº de horas que leccionam. Eis o vosso salário base. Esta fórmula está no Código de trabalho. A questão está na aplicação de horário de um técnico e não de um docente seja ele de que nível for; senão vejamos: Caso o índice 126 seja este o valor(1113€x12):(52x 25) o que daria 10.27 € x o nº de horas. Claro que o resultado sempre sujeito a 11% para a Seg Social e o respectivo desconto para o IRS. Mas de facto estão a ser prejudicados e não é pouco

Anónimo disse...

Entre muitas dúvidas que tenho, há uma que me preocupa bastante: será que como estamos a ser pagos como técnicos o tempo de serviço vai contar? E alguém sabe explicar qual foi a fórmula que a CMV usou nos pagamentos?é que não foi nem a do jornal nem a do ME...

Anónimo disse...

Não viu o comentário de um anónimo datado de 3 de Dezembro. Então veja e saberá a fórmula. Não estão a ser pagos como técnicos, estão a contabilizar as horas lectivas e que eu saiba só tem horário lectivo quem dá aulas, supostamente será professor, ou não???