sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MOÇÃO APROVADA PELOS PROFESSORES PRESENTES NA REUNIÃO COM O SINDICATO

Sindicato dos Professores da Região Centro
FENPROF

MOÇÃO
Em defesa dos direitos dos Docentes
em exercício nas Actividades de Enriquecimento Curricular !

A solução imposta pelo Governo no domínio da organização das Actividades de Enriquecimento Curricular está muito distante das propostas dos professores, do SPRC e da FENPROF. Na senda do estipulado na Lei de Bases do Sistema Educativo, a FENPROF defende a constituição de equipas educativas que viabilizem o cumprimento das diferentes áreas curriculares (DL 6/2001), onde os professores trabalham em conjunto, planificam e articulam, desenvolvendo por isso, um trabalho mais cooperativo e sustentado.
Um modelo de resposta educativa e social, de qualidade, para a Escola Pública, é completamente incompatível com aquele que o Governo decretou.

Mas, não ignorando todas as questões relativas à organização das Actividades de Enriquecimento Curricular, importa, no entanto, que os direitos dos docentes sejam respeitados. Neste domínio, é indispensável afirmar que só uma inqualificável insensibilidade social e humana explica que o ME e algumas autarquias mantenham os professores das AEC sem salários durante meses a fio.
Assim, os professores presentes na reunião de docentes contratados para desenvolver as Actividades de Enriquecimento Curricular, realizado em Viseu, no dia 20 de Novembro’08, exigem:

1. O efectivo pagamento dos seus salários, pelo menos, no valor que se encontra previsto no Despacho nº 14460/08, de 26 de Maio;
2. Que, nos casos de horários incompletos, o cálculo das remunerações seja efectuado tendo em consideração o horário de trabalho lectivo do 1º Ciclo do Ensino Básico (25 horas);
3. A inclusão das horas de reuniões no horário de trabalho e na respectiva remuneração;
4. O pagamento de despesas de deslocação a que os professores estão obrigados pelo facto de o seu trabalho não ser prestado numa única escola;
5. Que, ainda este ano lectivo, e até à reorganização de todo o processo das AEC, sejam corrigidas as situações de extrema precariedade e exploração a que estão sujeitos os docentes em exercício nestas actividades, nomeadamente com a substituição dos contratos de prestação de serviço (recibos verdes) por contratos de trabalho;
6. Seja encontrada solução para repor a legalidade nas contratações de docentes, com efeitos reportados a Setembro de 2008, por forma a que os seus direitos sejam assegurados, nomeadamente no que respeita à eventual necessidade de recorrer ao subsídio de desemprego;
7. Que as escolas sejam dotadas dos meios, equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular:
8. Que os serviços de inspecção das áreas do trabalho, segurança social, finanças e educação cumpram as suas funções fiscalizando a organização das AEC, as relações de trabalho estabelecidas, a eventual fuga a impostos e contribuições para a segurança social e a utilização de fundos públicos.

Viseu, 20 de Novembro’08

11 comentários:

Anónimo disse...

atenção, isto é uma proposta nacional, standartizar é um passo muito importante a dar, algumas coisas passam-se noutras camara (recibos verdes), judite nao te vi lá, fiquei desiludido contigo, tanta coisa aqui a dar o nome e tal, mas nem para uma sessão de esclarecimento total tiveste presente. todos os que não tiveram presentes por questões de ordem profissional serão informados pelos colegas mais chegados, os que não tiveram presentes por birra acho, e a opinião é unanime, estiveram bastante mal em nao ter ido, foi uma optima sessão de esclarecimento, e uma excelente reunião... PARABENS A TODOS OS PRESENTES E A TODOS OS QUE ESTÃO CONNOSCO SEM FALSIDADES, PARA O SINDICATO E EM NOME DE TODOS UM ESPECIAL OBRIGADO E A ESPERANÇA DE QUE LUTEM CONNOSCO ATÉ À OBTENÇAO DA DIGNIDADE E DA JUSTIÇA PARA COM A CLASSE DOS PROFESSORES (ACTIVIDADES DO ENRIQUECIMENTO CURRICULAR)



p.s. desculpem o adiantar da hora mas depois da reuniãoa minha vida foi um filme real e de alto-risco, tudo porque para além de ser professor tenho de exercer outras profissões em horas disponiveis, caso contrário já teria desistido de ser professor, coisa que eu adoro fazer.

beijos e abraços

eu

Anónimo disse...

ah!!! já recebemos, mal mas já recebemos... confiram num multibanco perto de vós ;), já não vou dar aulas de bicicleta, pelo menos agoraque está frio, mas deixem chegar a primavera ... ;))

outra vez - eu

Anónimo disse...

AS EXIGÊNCIAS AQUI FEITAS DEVEM SER ENTREGUES NA CÂMARA MUNICIPAL DE VISEU, POIS É A ENTIDADE RESPONSÁVEL POR TODA A ORGANIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR.
CUMPRIMENTOS E CONTINUEM A LUTAR PELOS VOSSOS DIREITOS.
SÓ MAIS UMA QUESTÃO, AFINAL JÁ RECEBERAM OU NÃO? NÃO PAGARAM TUDO A QUE TINHAM DIREITO?

Anónimo disse...

Concordo com tudo e assino por baixo. E atenção não éo sindicato que está a lutar por estas condições, somos nós! Apenas estamos a ter uma ajuda e alguém que de a cara por nós.

Anónimo disse...

Para um professorcom 12 horas:
indice 126 = 534,48
indice 400 = 457,52
camara = 422,4

Isto valores iliquidos, espero não me ter enganado nas contas. Agora digam-me de onde vem este valor?
Somos professores temos de receber segundo o indice 126, pelo menos...é isso o que a lei diz

Anónimo disse...

O que está na moção é o mínimo que se pode exigir.
Obrigado à FENPROF.
Força professores !!!

Anónimo disse...

Na Câmara de Viseu há dinheiro para muita coisa inútil ou desnecessária.Às vezes é um "novoriquismo" chocante.
PARA PAGAR COMO DEVE AOS PROFESSORES DAS AEC NÃO HÁ DINHEIRO

Anónimo disse...

A moção já foi enviada às Câmaras do distrito de Viseu, DREC/ME,grupos parlamentares,Associação de Municípios, Associação de Freguesias, Governo Civil, Inspecção Geral de Educação ...

Anónimo disse...

ai cum carago.... eh eh

Anónimo disse...

ainda bem que ja temos alguem do nosso lado...finalmente vamos lutar pelos nossos direitos

Anónimo disse...

Não se esqueçam, caros colegas das AECs, que mesmo o ME nivelou por baixo ao referir o índice 126 para os pros profissionalizados. Eu esclareço. Os Srs Profs se estivessem a leccionar que não nas AECs e se já tivessem pelo menos 1 ano após a profissionalização estariam a auferir pelo índice 151, pensem lá bem. Estarei enganada???? Julgo que não. Estamos a ser logrados por todos...