segunda-feira, 17 de novembro de 2008

REUNIÃO 3ªfeira 18/11/08 12:00 NO LARGO DA IGREJA DE ABRAVESES

42 comentários:

Anónimo disse...

eu estive nesta reunião, e tenho a dizer que gostei, nao pela confusão "desordem" que se instalou, mas sim por ter sido marcada em cima do joelho e terem aparecido 50 "técnicos" - com funções de professores.

ficou agendada uma outra reunião para as 20:00 de quinta feira no gimno3 perto da praça de goa por baixo do antigo centro comercial contestável.

em causa está o futuro de alguns de nós, de todo este projecto das aecs, quem somos?? oque fazemos??
o que não fazemos?? quanto recebemos?? os deveres??? os direitos?? o que pretendemos?? a justiça?? enfim está aqui em jogo muita coisa... é bom que todos os que nao tiveram presentes mostrem de que massa são feitos, que se juntem aos que foram á reunião.
temos de nos tornar fortes, nao pensar que nos vão fazer isto ou aquilo por estarmos envolvidos na resolução de um problema que é nosso.

ESTÃO COM MEDO??? PORQUÊ??? FICAM DE FORA DA UNIÃO É O MESMO QUE DIZER QUE ESTÃO ONDE ESTÃO POR ESTAREM UNIDOS A OUTRAS COISAS (QUE PARA JÁ NAO INTERESSA).


aqui podia assinar com um nome qualquer ou até mesmo com o meu, mas era o mesmo que nada.
assinar aqui vale o que vale, isto nao é para ninguem se vangloriar nem queimar é um espaço que deve ser visitado diariamente por todos nós, com noticias do que fazemos (até fotos), basta enviarem mail´s.neste momento a nossa situação é esta, mas no futuro este blog poderá mesmo até mudar de cor, para já é negro.

abraço
eu mesmo

Anónimo disse...

Gostaria de ter ido a esta reunião, mas infelizmente ou felizmente (como as coisas estão) estou a trabalhar na hora de almoço!Sendo assim, agradecia um um post com os tópicos tratados na mesma, se possível!De qualquer das formas e na minha opinião, acho que deveríamos aguardar até recebermos os vencimentos para nos manifestarmos, é que realmente, já se diz muita coisa e ainda não se tem certezas de nada, nos anos anteriores também nos pagaram até fins de novembro, o que, é claro, isto não justifica a nossa situação precária em muitos aspectos ou mesmo na maioria..mas concordo que se tenham este tipo de iniciativas, pelo mesnos para não fazerem de nós parvos!
Ps:Mas afinal quanto é que nos vão pagar à hora????:)

Anónimo disse...

8,80

Anónimo disse...

Caros colegas, hoje estive na reunião dos professores das AEC e cheguei à seguinte conclusão(óbvia): toda a gente tem muitas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

Ficou agendada uma reunião para a próxima quinta-feira às 20 horas.

Estive a pensar em tudo o que ouvi na reunião e creio que a melhor atitude a tomar seria convidar o Dr. Moreira e o Dr. Couto a estarem presentes nessa reunião.

São eles as únicas pessoas que poderão esclarecer as nossas dúvidas.

Não devemos tomar atitudes precipitadas e por em causa o nosso trabalho sem antes recorrer ao diálogo.

Anónimo disse...

Concordo com a ideia de estender o convite ao Dr. Moreira e ao outro Dr que não recordo o nome, embora me pareça uma perspectiva utópica porque ponho muitas dúvidas se qualquer um deles aceitaria comparecer.

Anónimo disse...

Desde o inicio as informações que nos chegam são puras especulações, "o diz que disse", etc.

Os portugueses têm por hábito reclamar, manifestar e protestar por tudo e por nada! Concordo e admito que muitas vezes têm razão quando utilizam os meios mais visíveis e que causam mais impacto, dado que se esgotaram todas as hipótese de diálogo.

Neste momento ainda não temos dados em concreto relativamente ao contrato. Qualquer atitude que tenhamos antes de saber o seu conteúdo, na minha opinião, é precipitada.

Será que a Câmara não estará disposta a ouvir os professores e dialogar com eles!?!? Será que ganhamos alguma coisa com a tal manifestação silenciosa?!?! Será que por essa via vamos mudar alguma coisa?!??

Respeito a posição de todos mas lamento não concordar com algumas.

Anónimo disse...

Relativamente ao que se está a passar creio que se queremos ter dignidade a todos os níveis não é às Câmaras que o devemos exigir! O Ministério tinha por obrigação de definir critérios iguais no que diz respeito à contratação dos professores para as AEC. Assim, os critérios de selecção e contratação seriam únicos e incomparáveis! Podiam ou não ser justos... mas isso é outra conversa! Estamos inseridos num processo novo, implementado em cima do joelho e que começou mal desde o inicio!Ainda temos um longo caminho a percorrer para atingir uma satisfação!

Anónimo disse...

Acrescento que deviam fixar, não recomendar, um valor mínimo salarial.Obviamente que esse dinheiro tinha de sair dos "cofres" do Ministério da Educação... temos todos de fazer sacrifícios, porque não começar a poupar em despesas desnecessárias e dar mais dinheiro às autarquias para pagar aos professores das AECS. Não concorda Sra. Ministra?!?!?

Anónimo disse...

"""O Ministério tinha por obrigação de definir critérios iguais no que diz respeito à contratação dos professores para as AEC"""
mas o ministerio definiu, a Câmara é que nao está a cumprir
despacho n-14460/2008 de 26 de Maio

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gostava de lembrar às pessoas que eventualmente filmaram ou tiraram fotos na reunião de 18 de Novembro, no campo de futebol, não poderão publicá-las sem o consentimento de todos. A sua publicação, sem autorização de todas as pessoas presentes nas fotos ou no video, são crimes punidos por lei! Cuidado!

Anónimo disse...

deixa me rir, antes que me esqueça, cobardes são aqueles que esperam que os outros tentem resolver as coisas e ficam se na retaguarda sem mostrar a cara à espera que algo aconteça. tou a ver o que isto vai dar, inimizades e intereses diferentes. É a lei da concorrência o que a malta quer é que muitos se "lixem"...

enquanto assim for... tudo será por conta da camara, dos ministérios de quem tem poder...

ah!! a carapuça só serve para quem tem de servir, desculpem os corações mais fraquinhos, não se enervem, nao precisam de aparecer só para ver nao vale a pena.

Anónimo disse...

Pessoal os moderadores não queriam apagar todos os comentários feitos.
Por isso vamos lá falar daquilo que realmente interessa: o que se tratou na reunião e sobre as opiniões de cada um!! É isso que realmente interessa, esqueçam as picardias e os ataques pessoais, vamos lutar por melhores condições, ouvindo (ou lendo) todos os pontos de vista com o respeito que cada um merece!!

Os moderadores do blog

Anónimo disse...

Eu sou da opinião que na proxima reunião deveriamos elaborar um texto explicativo da situação em que nos encontramos e dar conhecimento ao Ministério da Educação, porque afinal é o ministério que legisla e é de lá que vêm os fundos. Alguma responsabilidade no processo o Ministério tem que ter.
Acho muito bem que nos juntemos para reivindicar os nossos direitos, afinal n estamos a pedir nada de mais, só respeito para a nossa profissão e dignidade para conseguirmos viver do nosso trabalho.
Ontem fui à câmara pedir para ler o contrato e vim pelo mesmo caminho. Disseram-me que vai ser realizada uma sessão solene para assintaura dos contratos e q só nesse dia é que teremos acesso aos mesmos.
Além de tudo isto andei a fazer as contas e relativamente aos anos anteriores vamos perder quase 4€/h no ordenado, muito bonito...

Anónimo disse...

quem quer aceita quem nao quer sai fora...
por eate dinheiro vale mais ser caixa num hipermercado e com as regalias todas.

já agora ficamos abrangidos por algum sistema de saude??? adse ou assim???

Anónimo disse...

Caro administrador do blog, venho por este meio manifestar o meu desagrado pelo facto de ter removido alguns dos comentários que foram feitos ontem à noite. Dado que todos os outros comentários feitos, respondendo a esses, ficam descontextualizados.

Gostava que me contactasse para falar consigo, por favor.

Temos que ser adultos e assumir tudo o que dizemos. E a pessoa ou pessoas que escreveram devem ter coragem para assumir as afirmações que proferiram!

Anónimo disse...

GOSTAVA DE LEMBRAR QUE A PRESENÇA DO DR. MOREIRA E DO DR. COUTO, NA REUNIÃO DE QUINTA-FEIRA, ERA IMPRESCINDÍVEL.

SE TEMOS TANTAS DÚVIDAS E TANTAS RECLAMAÇÕES É A ELES QUE NOS DEVERÍAMOS DIRIGIR.

INCOMODA ALGUÉM O FACTO DE ELES ESTAREM PRESENTES? NÃO SERÃO ELES OS ÚNICOS QUE PODEM ESCLARECER TUDO!

VAMOS LÁ SER SINCEROS...

ESTOU CONVENCIDO(A) QUE ELES NÃO IRÃO RECUSAR O NOSSO PEDIDO!

Anónimo disse...

Por mim venham eles. pode ser que nos esclareçam. Mas haverá alguém que se convence que de facto eles irão estar presentes? Mais depressa via o Pai Natal a aceitar o convite

Anónimo disse...

A verdade é mesmo essa, quem quer aceita e assina, quem não quer... arranja outra alternativa! Ninguém nos aponta uma arma para assinarmos o contrato!

Devemos lutar pelos nossos direitos com dignidade e pelo diálogo!

Já me estou a tornar repetitivo(a). Mas a sensatez leva-me a pensar desta forma.

Se entramos em guerras e manifestações de certeza que os vamos colocar contra nós. E nós queremos que eles estejam do nosso lado e que negoceiem em beneficio da nossa classe: PROFESSORES!

Anónimo disse...

Acho muito bem que os convidem a participar na reunião, se eles aceitam ou não isso já é outra história, mas que só saberemos se os avisarmos. Entretanto soube que há sindicatos dispostos a comparecer na nossa reunião amanhã, se calhar até dava geito.
Opinem por favor, de forma construtiva.

Anónimo disse...

Sindicatos, advogados,venham todos à reuniao...
Agora pessoal da Câmara? Nao...ora pensem la bem: sabem porque nao nos deixam ler o contrato?? Porque cada vez que alguem vai a camara reclamar eles alteram o contrato para se salvaguardarem,logo o contrato ainda nao esta pronto!!!
Chamem os senhores doutores para a reuniao e digam-lhes tudo...digam o que esta mal no contrato para eles salvaguardarem as suas posições!!!!!!

Anónimo disse...

eu penso que a presença do sindicato na reunião seria benéfica porque parece-me não haver ninguém melhor do que eles para nos elucidarem e ajudarem em novas formas de luta

Anónimo disse...

off topic:

Moderadores do blog, não deveriam colocar um novo tópico no blog com a hora e local da reunião de amanhã?
Hão-de haver colegas que ainda não sabem

Anónimo disse...

Já está!!

Anónimo disse...

Parecem conspirações de antes do 25de Abril...

Anónimo disse...

8.80€ já com os descontos? Tem certezas? e que história é essa dos 7€ e qualquer coisa com os descontos incluídos?

Anónimo disse...

pelo que sei ha as 2 versoes:
8,80 limpos
8,80 brutos

seja qual for a situação é muito pouco....nenhum destes valores foram calculados sobre o indice 126

Anónimo disse...

Atenção:

O índice 400 da Administração Regional e local, que é a tabela por que se regula qualquer Autarquia, é superior ao índice 126

126= 1113,50
400= 1334,44

A Câmara contrata-nos como professores, mas para os cálculos de vencimentos tem de se regular pela lei que se aplica às Câmaras.

Vejo que há muitos de nós que não estão nem querem ser esclarecidos.

Anónimo disse...

Srs. Moderadores do blog,

Gostaria de manifestar a minha indignação pelo facto de quase todos os comentários não virem assinados/identificados.

Somos todos adultos e todos temos consciência dos actos que cometemos e das palavras/expressões que proferimos.

Fiquei desiludida com algumas expressões utilizadas, que nada dignificam a nossa classe, e com alguns insultos feitos a outros colegas. Quero acreditar que muitos desses insultos terão sido escritos em momentos de pouca lucidez!lúcidos.

Ir pela via da agressividade não é, de todo, a melhor opção. A calma e a moderação devem ser características imperativas nesta altura.

Judite Pinheiro
Professora de Inglês (AEC)
Agrupamento de Marzovelos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

antonio
agrupamento de orgens

Anónimo disse...

Respondendo ao seu vocativo, realmente deveria dedicar mais tempo na planificação diária das minhas aulas, as quais tenho descurado um pouco.

Tenho dado demasiada importância a certos assuntos mas estamos sempre a tempo de repensar as nossas prioridades. Como tal, a partir deste momento não irei alimentar, nem compactuar mais com as posturas que alguns colegas manifestam.

Não me revejo na forma como os mesmos verbalizam as suas ideias e a forma como querem tornar visíveis as suas reivindicações.

António, continuação de bom trabalho e "Have fun with your students"- é o meu lema.

Judite Pinheiro
Professora de Inglês (AEC)
Agrupamento de Marzovelos.

Anónimo disse...

Amigos acordem...
o indice 400 realmente é 1334€ e o 126 é 1100€ ( e uns trocos)
mas no indice 400 a formula é qualquer coisa parecida com isto:
x/35 vezes 1334
o indice 126 é:
x/25 vezes 1100
sendo x o número de horas façam lá as contas e depois digam quem é que anda a ser mal informado!!! mas o problema é que com as contas estranhas que anda por ai a fazer nem sobre o indice 400 recebemos...
Candidatei-me para ser professor não para ser técnico!!!!

Anónimo disse...

Colega que não quer ser Técnico está a tempo de mudar

Eu também queria ganhar mais mas tem que ser devagar. Já avançamos um degrau, passamos a contratados.

Agora vamos provar que somos necessários, que somos bons profissionais, mas cuidado não é da forma que estamos a fazer que vamos lá; e então depois pedimos mais.

Os colegas que não concordam com a situação, não assinam o contrato

Uma colega a quem a Câmara sempre tratou como professora.

Anónimo disse...

;)) isto realmente é so ferro! cara senhora professora, nós concorremos a um concurso para admissão de professores, o ministerio da educação (nao o dos tecnicos,mas o da educação) disse que os professores deviam receber sobre o indice 126. Se há leis é para serem cumpridas!!!! É só isso que queremos. Ou vê um homem A ROUBAR e diz ao comerciante que se nao quiser ser roubado que não abra a loja. É exactamente a mesma história: crime e ilegalidade!!!!!!
Sinceramente ja reparei que há pessoal que vem para aqui no intuito de fazer os outros desistirem ou de se enterrarem ao fazerem queixas. Parece que nos estamos a aproveitar desta situação para tentar roubar o lugar aos outros...Vamos nos unir

Anónimo disse...

nao precisamos de provar a ninguem que somos necessários, só se a colega precisa, neste momento devo dinheiro a muitas pessoas, porque ao contrário de muitos que andam para aí, pago uma renda, agua à camara, luz e gás, o meu carro desloca-se a combustivel e nao me alimento de ar, tudo isto porque quero ser independente e porque me dediquei ao ensino e especialmente à educação, subir degraus??? andar 3 anos a viver precáriamente, por lutar por fazer aquilo de que realmente gosto, cara colega sou de educação fisica, como deves calcular adoro o que faço, aqui e ali, até mesmo o que nada tem a ver com a minha area, nao sou perfeccionista, mas adapto-me ao meio onde insiro os meus conhecimentos. graças a deus e aos meus pais fui educado de maneira a destinguir o bem do mal, e a mensagem que transmito a todos os que passam por mim é essa e só dou a opção do bem. e vem para aqui a colega dizer para deixar-mos que eles dêem conta que somos necessários??? nao tenho de provar nada a ninguem, trabalho aqui porque é o que gosto de fazer, se trabalhasse noutra coisa, era igual, para tudo o que é legal existem tabelas de remuneração que nos destinguem uns dos outros nas mais vastas profissões, por isso apenas gostava de ser remunerado pelo que realmente faço.
Se tiveres a oportunidade de assistir a uma aula minha (possivelmente até já assististe), vês que realmente o que recebo é zero comparado com o meu valor.

eventualmente poderá haver muitos clegas que ainda não descobriram o seu real valor, como é obvio estão a ser bem pagos. digo-lhe mais ainda andava a estudar para professor e já (felizmente) desenvolvia actividades da minha area, de borla como andava a aprender (e ando), ainda nao tinha valor defenido e entendia as coisas de forma diferente, era necessário para o meu progresso e como não pagava para aprender tambem nao recebia, agora não, agora tenho o meu valor, tenho uma maturidade maior, muitas horas com crianças, muitas crianças...

muita experiência, nao tenho de provar nada a ninguem, muito menos provar que sou necessário num projecto feito para nós, claro que somos necessários...

Anónimo disse...

desculpem-me nao ter assinado, mas ao contrário de muitos, acho que isso é o que menos interessa, porque aqui a assinatura não existe apenas ficaria um nome escrito no teclado que nada provaria, como os nomes que aí têem andado... por exemplo a colega judite do agrupamento de marzovelos poderá sempre alegar que nao deu graxa a ninguem, e que na hora dos comentários em nome dela estava a fazer isto ou aquilo, fica-vos mal andarem para aqui a meter nomes, ninguem precisa de se enterrar ou vangloriar com isto...
outra coisa não se esqueçam que na vida, nas costas dos outros lemos as nossas, e quando achamos que estamos a ser porreiros denunciando isto ou aquilo, ou aquele ou aquela, estamos a mostrar que não valemos nada a quem pensamos que no futuro nos vai ajudar por temos queimado quem quer que seja, quem queima queima sempre ;))

eu e voces sabem

abraços e beijos

Anónimo disse...

Meus colegas,amigos e entidades..
sabemos que nao estamos bem informados no que diz respeito ao contrato, sabemos tambem que o dinheiro nos faz falta para podermos levar a nossa vida com dignidade(quem trabalha tem que receber a tempo e horas), sabemos tambem que estas guerras entre nós são vergonhosas e não nos levam a lado nenhum..
agora digam-me uma coisa!?
não acham que é um desrrespeito para connosco, não haver uma palavra por parte da câmara ao menos a dizer o que quer que seja, afinal já há dois meses e meio de trabalho desenvolvido por nós..
Neste momento digo sim, sou a favor do diálogo, sou da opinião de que devem estar presentes os responsáveis da câmara para que nos possam responder a estas e a mais perguntas sem pestanejarem..
A minha visão é de que toda a gente tem medo, tanto os professores como a própria câmara queñão diz nada porque de certo até eles têm duvidas no que entretanto podem dizer..
Para acabar e dirijindo-m a todos os professores e entidades competentes, gostaria que a camara municipal de viseu fosse um exemplo no funcionamentos das AEC em todo o país..
Vamos pôr as nossas ideias e tentar resolver isto para o bem de todos..
Para alguns colegas fica a mensagem..
Não pensei só em voçês, assim como a velha máxima "todos diferentes todos iguais".
Saudações a todos e não deixem de aparecer.

Anónimo disse...

nao pensei?? ou nao pensem???

etc etc

Anónimo disse...

desculpem o lapso.. é não pensem..
sabes que para bom entendedor meia palavra basta..